Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Veia saudável x veia varicosa- Saiba a diferença

Pesquisas recentes revelaram que cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens sofrem com as veias varicosas. Esse problema de saúde é caracterizado pela dilatação das veias do nosso corpo, principalmente na região das pernas e dos pés. Muitas vezes, as veias varicosas são caracterizadas por possuírem uma coloração mais azulada ou até mesmo com tons de roxo e verde.

Diferente do que a maioria das pessoas acham, as veias varicosas nem sempre aparecem de forma aparente em nosso corpo. Muitas vezes, ao invés de se apresentarem na superfície e ficarem bem visíveis, essas veias ficam praticamente invisíveis, pois acabam se escondendo na parte interna do corpo do paciente.

Quais as causas dos problemas venosos?

Esse problema de saúde pode ter diversas causas. A principal delas é a genética. Na maioria das vezes, o histórico familiar é o principal responsável pelo aparecimento dessas veias. Isso significa que, se alguém da sua família já sofreu ou ainda sofre com esse problema, as chances de que ele se manifeste em seu corpo são maiores. Mulheres grávidas também possuem mais chances de ter a doença.

Porém, não é apenas a genética que causa o aparecimento das varizes. O sedentarismo, o excesso de peso o uso de hormônios também são algumas das causas do aparecimento desse problema.

Sintomas comuns

Os homens e as mulheres que sofrem com as veias varicosas relatam um forte desconforto na região afetada, além de dores contínuas, que aumentam durante a noite. Além disso, é comum que a parte do corpo sofra com uma forte sensação de queimação e descoloração da pele. As cãibras, que acontecem principalmente no período noturno, são um dos sintomas mais relatados pelos pacientes.

Todos esses sintomas acabam se agravando quando a temperatura aumenta. Por conta desse agravante, algumas pessoas acabam manifestando sintomas ainda mais graves que os citados acima, como a flebite. Esse tipo de dor surge quando há inflamação das varizes, levando à formação dos coágulos sanguíneos.

Por outro lado, algumas pessoas com varizes não apresentam nenhum sintoma além do estético. Porém, é preciso ter cuidado! Quando essa veia está muito próxima da superfície, as chances de rompimento são ainda maiores, podendo causar sangramentos na região.

Quais as diferenças entre as veias saudáveis e as veias varicosas?

A principal diferença entre uma veia saudável e uma veia varicosa é que, no caso da veia saudável, não existe nenhum impedimento para a circulação do sangue. Já nas veias varicosas, as válvulas presentes nelas não se fecham da forma correta, facilitando o retorno venoso para as extremidades do nosso corpo. Esse refluxo acaba aumentando o nível de sangue dentro das veias do paciente, levando à dilatação com sintomas consequentes como inchaço, peso, cansaço nas pernas e pés.

Os tratamentos para esse problema podem variar de acordo com a intensidade do problema. Em casos mais leves, a utilização de meias elásticas e o uso de remédios que auxiliem na circulação do sangue podem ser suficientes. Porém, o mais recomendado para casos mais graves é o tratamento cirúrgico ou de aplicação com espuma ou Laser, que conseguem evitar a evolução do problema.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.