Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Varizes na infância e na adolescência: por que surgem e como tratar

As veias tortuosas e dilatadas são muito frequentemente associadas a adultos, após a meia idade, e idosos. No entanto, as varizes podem também aparecer as pernas de adolescente e até mesmo crianças. Apesar de menos comum, esse cenário não é anormal. Afinal, a condição é uma alteração das veias verdes que todas as pessoas já possuem desde que nascem. Quando as estruturas são frágeis acabam por se dilatarem. Para compreender melhor os quadros de varizes na infância e na adolescência, leia mais a seguir.

Quais são as causas das varizes na infância e adolescência?

Os dois principais fatores responsáveis pelo surgimento do problema descrito são a hereditariedade e a genética. Ou seja, quem já possui uma predisposição, pode desenvolver cedo as dilatações venosas. Na eventualidade de pai e/ou da mãe ter varizes, a probabilidade do filho apresentar a mesma característica aumenta significativamente.

Porém, aspectos como obesidade e sedentarismo também contribuem para despertar uma tendência existente. Sendo assim, manter um peso saudável e se exercitar regularmente são medidas bastante recomendadas.

No começo da puberdade, a variação hormonal por vezes colabora para a dilatação das veias nas pernas. É válido salientar que, nessa faixa etária, dificilmente as varizes geram complicações maiores. O incômodo é sobretudo estético e a preocupação costuma ser dos pais, que incentivam os jovens a buscarem um especialista.

Ao contrário do que muitos acreditam, o uso das pílulas anticoncepcionais disponíveis no mercado atualmente não está vinculada à incidência de varizes.

Quais são os sintomas causados pelas varizes?

Os desconfortos relatados, majoritariamente por adultos e idosos, são resultados de veias “antigas”. Aqui, o termo não está ligado à idade biológica e sim ao momento em que a variz se manifestou. Um desses sinais é a impressão de que as pernas estão “pesadas” após caminhadas curtas, que não justificariam tamanho cansaço e sensação de queimação.

Caso não seja tratada, a patologia tem a possibilidade de evoluir. Especialmente ao tentar dormir, a impressão é de que não há uma posição confortável para acomodar as pernas.

Existem tratamentos eficazes?

A boa notícia é que hoje há métodos eficazes e simples para tratamento.

Esperamos que o artigo tenha sido útil no esclarecimento das principais questões sobre as varizes na infância e na adolescência.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.