Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Varizes na gravidez: como evitar o problema

Varizes são aquelas pequenas veias que, dilatadas, podem aparecer sob a pele, principalmente nas pernas. Elas normalmente surgem acompanhadas de dor e inchaço. É comum que elas acometam mais mulheres do que homens, e é ainda mais provável que apareçam nas grávidas. Mas, se é tão comum assim, será que dá para prevenir as varizes na gravidez? Dá sim!

A razão pela qual as varizes acontecem tanto na gravidez é, na verdade, uma junção de diversos fatores. Os hormônios são grandes culpados, conferindo um efeito relaxante às veias. Além disso, há também um aumento da circulação de sangue, o que pode sobrecarregar as veias. E, para colocar a cereja no bolo, o peso extra também faz com que o sangue encontre mais dificuldades em voltar ao coração. É por isso que muitas pessoas com sobrepeso apresentam a mesma condição.

Na maioria das vezes, as varizes vão embora algum tempo após o parto, mas, de vez em quando, elas se tornam um problema persistente. De uma forma ou de outra, toda gestante deve tomar alguns cuidados para evitar ao máximo essa dilatação, principalmente por conta do desconforto que ela provoca.

5 Dicas de prevenção contra as varizes na gravidez

1. Evite ficar de pé por muito tempo

Nem sempre é possível controlar a rotina, mas quando for possível, a gestante deve evitar ficar de pé por períodos prolongados. Principalmente quando parada na mesma posição. A falta de movimento e a pressão do corpo dificultam e muito a circulação sanguínea.

2. Use meias de compressão

Nem todo mundo se dá bem com elas, mas as meias de compressão elásticas são ótimas para ajudar o direcionamento do sangue nas veias. Elas evitam o inchaço e ajudam o corpo a fazer o que precisa. A partir do segundo trimestre, elas devem ser usadas todos os dias e só retiradas para dormir.

3. Mantenha as pernas elevadas ao dormir

Esta é uma alternativa principalmente para quem não consegue se dar bem com as meias. É uma forma de ajudar naturalmente o organismo a “subir” o sangue de volta, com a ajuda da gravidade. Na verdade, o ideal é que as pernas fiquem para cima sempre que possível.

4. Não sente de pernas cruzadas

Cruzar as pernas ao sentar é um hábito adquirido pela maioria das mulheres, mas isso atrapalha a circulação de sangue no local. Evite ao máximo, principalmente quando uma perna é colocada sob a outra!

5. Faça exercícios físicos regularmente

Ainda que algumas práticas físicas fiquem inviabilizadas na gravidez, a procrastinação não é uma opção! A gestante precisa continuar se movimentando, seja em caminhadas, outros exercícios aeróbicos ou o que mais ela e seu médico considerarem apropriado.

Converse com um especialista

Se tiver dúvidas sobre varizes na gravidez, depois dela ou a qualquer momento, o especialista mais indicado para falar do assunto é o angiologista. Consulte-o e entenda mais sobre seu caso, as melhores medidas de prevenção e, se for necessário, o tratamento. Não deixe que as varizes atrapalhem sua vida!

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.