Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Como o sobrepeso influencia nos problemas vasculares?

Muito além das questões estéticas, há um grande problema quando se tem sobrepeso. O excesso de gordura corporal é fator de risco para diversas doenças prejudiciais à saúde, como a diabetes tipo 2 (quando há altos níveis de açúcar no sangue, bem acima do normal), colesterol alto e doenças cardíacas.  O problema também pode levar a outros problemas sérios, como o AVC (acidente vascular cerebral). Além de tudo isso, o excesso de peso também afeta diretamente a saúde das pernas, pois a carga excessiva sobre os membros acaba por propiciar o desenvolvimento de veias varicosas.

Problemas circulatórios decorrentes do sobrepeso

O sangue circula via artérias (vaso que nutre os órgãos levando o sangue) e retorna para o coração pelas veias (vaso que traz de volta o sangue para o coração).  Alguns dos problemas com esse processo e que podem ser influenciados pelo excesso de peso são:

Hipertensão arterial: quando há uma grande pressão, com número superior a 140/90 mm/Hg ocorre o que chamamos de hipertensão arterial. O excesso de peso eleva essa pressão, pois o coração necessita bombear ainda mais o sangue.

Acidente vascular cerebral (AVC): o sangue para de circular em uma determinada parte do cérebro.  Quando se está com sobrepeso, a hipertensão se torna a maior causa de AVC.

Doenças cardíacas: acontecem quando há alteração no ritmo cardíaco e ocorre um bloqueio nas artérias que impedem que o sangue chegue ao pulmão.

O sobrepeso e as varizes

Muito além de um problema estético, as varizes causam desconfortos e preocupações. Elas acontecem após a dilatação, que ocorre quando há uma pressão sanguínea nas veias e suas válvulas devido ao volume muito grande de sangue circulando no corpo. Isto é, uma contração muscular bombeia o sangue das pernas contra a gravidade para que ela suba ao coração.

A falta de circulação é um efeito colateral desse processo, pois se o sangue não consegue voltar para o coração é sinal de que as válvulas venosas das pernas estão falhando. E nessa falha acontecem as dilatações nas veias das pernas que chamamos de varizes. Outro problema que é potencializado pelo excesso de peso é a trombose (quando há formação de coágulos de sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo).

Estar acima do peso significa que há uma concentração excessiva de gordura no corpo e, por causa disso, é normal que o organismo retenha muito sódio, o que facilita o acúmulo de líquidos e dificulta a circulação sanguínea. Os principais sintomas das varizes são: formigamento, câimbras, inchaço e queimação nos membros inferiores.

Prevenção e tratamento

Para diminuir o peso corporal e prevenir as varizes, você pode seguir essas dicas:

  • Coma em quantias menores durante o dia, não coma por impulso;
  • Evite comer alimentos com muito sódio, acúcar e doces;
  • Evite repetir o prato na refeição;
  • Faça atividades físicas regularmente (aeróbicas, caminhadas e natação estimulam a circulação sanguínea e atuam no controle do peso);
  • Comer de forma fracionada mantém o metabolismo estável.

O tratamento para as varizes pode ser feito por meio de cirurgias, aplicações de laser ou de injeções de espuma densa, após a avaliação dos vasos. É importante manter o equilíbrio na alimentação e fazer sempre atividades físicas para manter o peso e não se agravarem os problemas vasculares.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem.

 

Comentários estão fechados.