As doenças vasculares não se resumem a varizes. Conheça outros problemas que merecem atenção!
Você tem notado feridas nas pernas, doloridas e de difícil cicatrização? Se sim, está na hora de procurar um angiologista, pois essas lesões podem indicar problemas circulatórios.
Num processo normal, o sangue leva os nutrientes necessários para que a ferida seja tratada pelo próprio organismo. Mas essa cicatrização fica comprometida quando o sangue tem dificuldade para chegar ao local, devido à má circulação.
E não perca tempo, quanto antes o problema for diagnosticado, mais rápido será o tratamento e a solução para a doença.
A úlcera varicosa é uma ferida, normalmente localizada perto do tornozelo, muito difícil de curar, devido à má circulação de sangue no local. A doença é mais comum nos idosos e pode ser causada por complicações de problemas circulatórios, como as varizes, excesso de cigarro e obesidade. Se não tratada por um angiologista, ela pode levar a uma infecção grave.
Geralmente, o tratamento é feito da seguinte forma:
Um pequeno corte, uma micose de unha ou uma acne. A princípio, esses parecem ser problemas simples e facilmente tratados. Acontece que, em contato com um ambiente contaminado, eles são a porta de entrada para bactérias que podem nos causar doenças graves. É o caso da Erisipela, uma infecção que acomete a pele e pode agredir os vasos linfáticos, provocando feridas dolorosas.
Conheça os principais sintomas da erisipela e procure imediatamente um angiologista caso apresente um ou vários deles!
O termo vasculite é utilizado para denominar um grupo de doenças caracterizadas por inflamação ou necrose da parede do vaso sanguíneo. Dentre os principais agentes causadores estão os infecciosos, como bactérias, vírus e protozoários. Outros fatores podem ser drogas lícitas, como penicilina, quinina e antibióticos diversos; e as ilícitas, como heroína e cocaína.
Principais sintomas:
A trombofilia acontece quando a pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, o que aumenta o risco de complicações como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. A trombofilia pode acontecer devido a causas hereditárias ou por causas adquiridas ao longo da vida, como gravidez, obesidade, câncer e uso de anticoncepcionais orais.
Conheça os principais sintomas da trombofilia e procure um angiologista caso apresente um ou mais deles!