Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Meias elásticas podem evitar varizes

Se as suas pernas estão livres de varizes, faça o possível para preveni-las. Caso já tenha vasinhos ou varizes, não espere o problema evoluir, ainda mais, até buscar ajuda médica. Dê atenção aos sintomas da má circulação sanguínea para evitar danos mais sérios a sua saúde. Trombose venosa profunda e até uma embolia pulmonar, são alguns exemplos de problemas quando as varizes não são tratadas a tempo ou adequadamente.

Uma medida simples para melhorar o fluxo de sangue é o uso de meias de compressão. Os pontos de pressão dessas meias ajudam a impulsionar o sangue de volta ao coração, melhorando a circulação nas pernas e pés. Mas, é importante fazer uma avaliação médica, antes de começar a usar as meias de compressão, para obter um diagnóstico sobre o sistema vascular, e a correta meia, bem como a compressão adequada.

Varizes: como surgem?

Após passar pelo coração, o sangue circula pelo corpo todo. Ao chegar aos pés, as chamadas válvulas unidirecionais das veias das pernas bombeiam o sangue de volta ao coração. Porém, quando há pontos de obstrução, esse fluxo não acontece com a eficácia necessária. O sangue acumulado dilata as veias, formando varizes nas pernas e pés. É fácil percebê-las sob a pele, pois são veias mais grossas, azuladas ou esverdeadas.

Sobrepeso, obesidade, gravidez, coágulos, fístulas arteriovenosas, envelhecimento, passar muitas horas em pé ou sentado (em função do trabalho), são alguns fatores que comprometem a circulação sanguínea das pernas e, consequentemente, facilitam o surgimento das varizes. Quando as válvulas unidirecionais não conseguem vencer a força da gravidade, as meias de compressão podem ser bastante úteis para ajudar o sangue a subir das pernas rumo ao coração.

Meias de compressão: indicações de uso

As meias de compressão devem ser usadas para prevenir as varizes ou evitar a evolução das mesmas. Esse tipo de meia ajuda o sangue a retornar ao coração, graças aos pontos de compressão distribuídos estrategicamente.

Quando usar meias de compressão?

  • Histórico familiar de varizes
  • Doença venosa crônica
  • Gravidez
  • Obesidade
  • Trabalho em pé ou sentado
  • Viagens longas de avião
  • Dores e inchaços nas pernas
  • Uso de pílula anticoncepcional

Para obter resultados satisfatórios é importante usar o modelo adequado de meias de compressão. Basicamente, os tipos de compressão são: suave, média, alta e extra alta. Quanto aos modelos, existem a meia de compressão ¾ (altura do joelho), meia de compressão 7/8 (altura da coxa) e a meia-calça de compressão.

As meias graduadas são as mais indicadas porque os pontos de pressão mais fortes ficam na altura dos tornozelos e os demais são distribuídos ao longo da perna. Meias de compressão que deixam os dedos dos pés livres (meias sem ponteira) são recomendadas para os dias mais quentes e para quem costuma usar calçados mais abertos como sandálias e chinelos. Há modelos especiais para gestantes e também para os homens.

É necessário passar o dia todo com as meias de compressão. Só devem ser retiradas, antes do banho. Não há necessidade de usá-las durante o sono porque, enquanto o corpo estiver na posição horizontal, o sangue não encontra dificuldade para circular.

Antes de adquirir meias de compressão, é importante fazer uma consulta médica. Não adianta usar meias de compressão, sem tratar outros problemas de saúde que estejam afetando a circulação sanguínea. Além disso, há algumas contraindicações. Não devem ser usadas em caso de: insuficiência arterial, infecções cutâneas, dermatoses, incisões ou feridas não cicatrizadas, gangrena, entre outros problemas que devem ser avaliados pelo médico.

O uso de meias de compressão ajuda a prevenir as varizes. Mas há outras recomendações importantes também:

  • Alimentação saudável
  • Manter o peso ideal
  • Atividade física regular
  • Parar de fumar
  • Evitar bebidas alcoólicas

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem.

Comentários estão fechados.