Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Meia elástica: como e por que usar?

As meias elásticas de compressão são indicadas para melhorar a circulação sanguínea das pernas, prevenindo ou atenuando as indesejáveis varizes.

Diversos fatores contribuem para a formação de varizes. Muito além do aspecto estético, elas merecem atenção devido às suas consequências, que podem afetar a saúde e qualidade de vida da pessoa. Algumas medidas que podem prevenir, ou amenizar, o aparecimento de varizes são a alimentação saudável, controle do peso, atividades físicas e o uso de meias elásticas.

Por que usar as meias elásticas

Antes de chegarmos ao uso das meias, é preciso que entendamos como funciona a circulação do nosso sangue.

O coração bombeia o sangue, que será transportado a todas as partes do corpo, através das veias. Ao chegar aos pés, o sangue precisa retornar para passar novamente pelo processo de oxigenação. Isto é possível graças às válvulas unidirecionais que bombeiam o sangue de volta.

No entanto, quando esse sistema é deficiente e/ou existem veias com pontos obstruídos, o processo não é completado com eficiência. O sangue que não consegue retornar ao coração fica acumulado nas veias, gerando as varizes.

Os principais sintomas de que a circulação sanguínea nas pernas não está funcionando bem são a sensação de pernas pesadas, doloridas e inchadas. Esse processo dilata as veias e leva à formação de varizes. As varizes podem ser prevenidas ou amenizadas com o uso de meias elásticas de compressão, que auxiliam o processo de bombeamento para o sangue retornar ao coração em ritmo normal.

Quem deve usar a meia elástica

As meias elásticas devem ser usadas por pessoas que tenham propensão ao aparecimento de varizes e vasinhos.

Também é indicado – sempre de acordo com a opinião de um especialista – para aqueles que passam muitas horas do dia em pé ou sentados; mulheres grávidas (que dependendo do caso deve usar as meias o dia inteiro, tirando apenas para dormir); pessoas obesas; pacientes que precisam permanecer em repouso após uma cirurgia; e pessoas que apresentam risco de trombose.Também convém usar as meias em longas viagens, para ativar a circulação e evitar o inchaço.

Um fator importante

As meias elásticas só devem ser usadas com indicação médica. No mercado, existem diversos modelos, e diversos tipos de compressão diferentes. Mas somente o médico especialista poderá avaliar o estado geral do paciente e prescrever o modelo mais apropriado de meia elástica.

Existem modelos com baixa, média e alta compressão e o nível de compressão de meias elásticas é variável, pois cada caso tem uma necessidade específica. Além da compressão, existem também os diferentes tamanhos, que atuam mais eficazmente para diferentes partes dos membros inferiores. Por isso, comprar a peça, sem indicação médica, pode trazer mais prejuízos do que benefícios à circulação sanguínea das pernas.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.