Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Cuidados para evitar a trombose venosa durante viagens longas

A trombose venosa é um problema causado pela obstrução do sistema venoso, que se manifesta especialmente nos membros inferiores, fazendo com que as veias das pernas sejam obstruídas.

Embora seja um problema muito mais comum em pessoas que sofrem com doenças como o câncer, implantação de próteses ou pessoas que passam longos períodos acamadas, a trombose venosa também pode se manifestar em pessoas saudáveis, especialmente devido a muitas horas em uma mesma posição.

Uma das situações que apresenta maiores chances de manifestação da trombose venosa são as viagens muito longas, que proporcionam várias horas em uma mesma posição, principalmente com as pernas para baixo. Confira a seguir alguns cuidados para evitar a trombose venosa durante longas viagens.

Movimente-se pelo menos a cada duas horas

As viagens muito longas fazem com que os passageiros passem muitas horas sentados, sem movimentar as pernas, aumentando o risco de trombose venosa. Desta maneira, é recomendado que, a cada duas horas sejam feitas pequenas caminhadas e movimentações pelos corredores em viagens de ônibus ou avião.

No caso de viagens de carro, deve-se parar o carro para a realização destas pequenas caminhadas e movimentos, fazendo com que as pernas possam se mexer e, assim melhorar a circulação do sangue.

Mantenha-se hidratado

A hidratação é uma das maiores aliadas para evitar as chances de trombose venosa, uma vez que pessoas que se mantem hidratadas tem uma melhor circulação, diminuindo assim, os riscos de que a doença possa se manifestar.

O ideal é que se leve sempre algumas garrafas de água durante as viagens, evitando passar muitas horas sem a devida hidratação.

Evite o uso de remédios e consumo de bebidas alcoólicas antes da viagem

Medicamentos muito fortes e bebidas alcoólicas podem ocasionar sonolência durante a viagem, fazendo assim, com que os passageiros durmam durante o trajeto em posições muito desconfortáveis e inadequadas.

Esse tempo de sono em uma mesma posição inadequada pode aumentar as chances de trombose venosa, uma vez que o passageiro não fará nenhum tipo de movimento ou alongamento enquanto dorme.

Utilize roupas largas e confortáveis

As roupas são muito importantes para evitar que a trombose venosa se manifeste durante estas longas viagens, pois as roupas confortáveis e largas não prenderão ou apertar o corpo, mantendo assim a circulação inalterada.

Já o uso de roupas apertadas pode fazer com que o sangue não circule da mesma forma e aumente as chances de o problema aparecer durante a viagem. Roupas como calças jeans, por exemplo, não são recomendadas.

Considere o uso de meias elásticas

As meias elásticas podem ser outra grande ajuda para manter a circulação normal durante viagens longas, pois contribuem com o retorno venoso, diminuindo as chances de trombose.

No entanto, o uso das meias elásticas não é indicado para todas as pessoas. Logo, um médico deve ser consultado antes de utilizá-las em longas viagens.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.