Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Cuidados no pós-operatório da cirurgia de varizes

A cirurgia é, ainda hoje, o principal tratamento para as varizes. Esse é um problema que atinge um grande número de pessoas, principalmente mulheres.

Embora novos tratamentos tenham surgido e apresentado a mesma eficiência das cirurgias, este método ainda é o mais utilizado, e assim  devem ser observados os devidos cuidados no pós-operatório. Caso não sejam feitos de maneira correta podem acarretar problemas posteriores e complicações decorrentes a cirurgia.

Estes cuidados são aplicados no dia posterior à cirurgia, uma vez que a realização desse procedimento exige período de internação de um dia. O paciente pode receber alta ainda na mesma data ou no dia posterior à operação, quando se iniciam, então, os devidos cuidados a fim de evitar complicações após a cirurgia.

Cuidados após a cirurgia de varizes

O primeiro cuidado pós-operatório da cirurgia de varizes é a remoção das faixas colocadas após o procedimento. Essas faixas são retiradas já no primeiro depois da cirurgia, feita geralmente quando o paciente é liberado para o seu retorno à sua casa.

Após a liberação médica, é importante avaliar o que é recomendado e o que é conhecimento popular, pois apesar de  algumas pessoas acreditarem que deve ser feito repouso absoluto nos primeiros dias, é fundamental que sejam feitas pequenas movimentações e caminhadas. Esses deslocamentos breves ajudarão a melhorar a circulação do sangue nas pernas.

Essas pequenas caminhadas são importantes para evitar que ocorram problemas como a trombose venosa, por exemplo, que pode se manifestar quando as pernas são mantidas por muito tempo em uma mesma posição. Dessa forma, movimentar-se moderadamente e em algumas vezes ao dia evitará que esses problemas possam surgir durante a recuperação da cirurgia de varizes.

Ainda durante o repouso, é importante prestar atenção no posicionamento das pernas, que devem ser mantidas elevadas. Assim, o retorno venoso será facilitado, como também contribuirá para uma recuperação melhor e tranquila.

Ainda com relação à posição escolhida durante o repouso, deve-se mudar periodicamente, evitando que o corpo fique por muito tempo em uma mesma posição. Isso pode dificultar a circulação e ocasionar problemas durante esta recuperação.

Outro cuidado importante para que a recuperação seja melhor durante o período pós-operatório da cirurgia de varizes é o uso de meias elásticas. Elas ajudarão a evitar que se formem edemas na região onde foi realizada a cirurgia.

Além disso, o uso da meia elástica também auxilia a melhor circulação e o retorno venoso, diminuindo as chances de problemas e complicações derivados da cirurgia das varizes. Desta forma, com o uso de meias elásticas, as pernas poderão ficar mais confortáveis e a recuperação será ainda melhor.

Já o retorno às demais atividades do cotidiano acontecerá de forma gradual, seguindo a devida orientação médica, de forma que isto não atrapalhe o processo de recuperação e cicatrização da cirurgia.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.