Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Check-up vascular: entenda o que é e qual é a importância

Existe um ditado que diz que a prevenção é o melhor remédio, e a sabedoria popular geralmente está certa. Por isso a realização de consultas periódicas é tão importante. Ela, por si só, não previne nada, porém são nessas  consultas, através de exames, que conseguimos ver se existe um problema assintomático, por exemplo, ou se os hábitos e rotinas do paciente estão proporcionando o surgimento de algum problema. Por isso, assim como deve ser feito com todo o organismo, o check-up vascular também precisa de atenção.

É necessário ressaltar que as principais causas de morte em todo o mundo incluem diversas condições que afetam diretamente o sistema vascular do organismo, incluindo o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), destacando a importância da saúde vascular estar sempre em dia.

O check-up

O check-up vascular deve ser realizado por um médico angiologista, cuja especialidade é o sistema vascular.

Na consulta inicial, é feita uma série de perguntas ao paciente sobre seus hábitos e estilo de vida, a fim de obter um panorama geral de sua saúde e de seu histórico. Nessa oportunidade também é realizado um exame físico para averiguar se existem anormalidades que podem ser identificadas a olho nu.

Para a obtenção de um diagnóstico mais preciso do sistema vascular, caso seja necessário, são pedidos exames complementares, de sangue e de diagnóstico por imagem.

Trata-se de uma investigação recomendada para qualquer pessoa acima dos 40 anos, que apresente fatores de risco. Dentre os fatores de risco, podemos citar: tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, presença de varizes, consumo excessivo de álcool e histórico familiar, entre outros.

Importância do check-up vascular

Conforme já comentamos, o principal objetivo dessa investigação clínica é evitar que patologias se manifestem nos pacientes. Consequentemente a isso, buscamos evitar que consequências graves dessas patologias, como paralisia e perda de movimento causados pelo AVC, sejam manifestadas. As sequelas de alguns problemas vasculares, muitas vezes, duram por toda a vida.

Em patologias já instaladas no organismo, como o problema geralmente é descoberto em estágio inicial, é possível tratá-lo a partir de meios mais simples, como tratamentos à base de remédios e uso de cirurgia minimamente invasiva. Assim, reduz-se a probabilidade de cirurgias de grande porte terem que ser realizadas.

Assim, diante disso, pode-se concluir que o check-up vascular deve ser encarado como uma prática rotineira e anual para pessoas adultas e é de extrema importância para garantir um futuro saudável. Converse com seu médico e se informe.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como angiologistas em Belo Horizonte e Contagem!

Comentários estão fechados.